- Ano: 2013
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: Sculptform
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto representa uma década de pensamento pedagógico e aprendizagem em Baldasso Cortese; reúne as ideias atuais na aprendizagem contemporânea, a participação da comunidade, a sustentabilidade e a tecnologia, criando assim uma escola para as crianças do século XXI. Nosso objetivo foi criar um espaço de aprendizagem divertido e atrativo para que os estudantes sintam-se felizes em ir à escola diariamente.
Esta nova escola representa a primeira etapa de um master plan que foi desenvolvido no ano de 2012 e estabelece um precedente arquitetônico e pedagógico. Um processo de desenho inclusivo junto ao Departamento de Educação Católica, à comunidade da Paróquia e à Escola levou a criação de um grande ambiente de aprendizagem interconectado com espaços especializados e áreas de aprendizagem ao ar livre.
A criação de um grande e moderno ambiente de aprendizagem com capacidade para 250 estudantes, oferece desafios tanto no desenvolvimento de espaços a uma escala apropriada como também em uma construção rentável e eficiente. Criou-se um desenho intencionalmente irregular dentro de uma estrutura racional que proporciona uma variedade de espaços internos com grandes aberturas para possibilitar um ambiente de aprendizagem altamente permeável sem perder o sentido de intimidade e diversão. A transparência entre os espaços conecta os estudantes e cria um grande sentido de comunidade. Cada espaço de aprendizagem possui acesso direto aos 5 ambientes compartilhados. Muitas conexões em todas as direções amarram os espaços interiores de aprendizagem com os exteriores.
Nosso método de desenho, desde o começo, foi para localizar a escola e suas instalações na ambiência da nova comunidade, criando nos moradores um sentido de pertencimento e identidade ao utilizar o uso de metáforas de água (Port Philip Bay) e hortas no desenho do edifício e seus espaços.
A escola é acolhedora e aconchegante, com uma paleta de materiais que proporciona um pano de fundo sereno às coloridas obras dos estudantes e aos móveis; tons mais escuros em combinação com o expansivo envidraçamento aumentam a transparência ao longo da escola. As placas de madeira desempenham um papel fundamental no tratamento acústico, sendo aplicadas nas paredes, pisos e tetos.
As 'colmeias' são um foco dentro das duas áreas de aprendizagem, criando a oportunidade para que os professores possam ensinar tanto no interior das salas como ao redor deste espaço ou para que os alunos possam trabalhar de maneira individual ou em grupo. A transparência das colmeias mantém a conectividade com o resto da comunidade, permitindo também que os estudantes possam exibir seu trabalho. A infraestrutura TIC de alta capacidade permite o uso de notebooks e outros dispositivos móveis multimídias em qualquer lugar da escola, garantindo uma total conectividade. As estruturas conferem uma escala ao grande e volumoso espaço de aprendizagem.
As duas 'colmeias' proporcionam à escola distintas atividades. Os professores podem criar exercícios ao redor destes elementos (a área das mesas) onde as crianças podem trabalhar. Geralmente, estes espaços são utilizados para disciplinas de cálculo e atividades de redação. Existem ocasiões em que a turma se organiza com os notebooks que estão configurados para que as crianças podem também utilizá-los, tornando a 'colmeia' um centro de escrita.
Estes elementos proporcionam também um espaço de encontro e oportunidade. Os assentos no interior oferecem um 'espaço isolado' para que as crianças possam brincar ou estudar. A iluminação é excelente, com uma luz fluorescente redonda na abertura superior. O tapete de diferentes cores delimita uma área 'especial' no espaço.
A 'colmeia' também conta com o beneficio adicional de armazenamento. As estantes proporcionam espaços de depósito para materiais de leitura e escrita e outros utilizados de maneira mais corriqueira. Na maioria das escolas, os depósitos ocupam muito espaço, mas as 'colmeias' permitem a combinação de um espaço de trabalho, de ócio e de armazenamento, tudo dentro de um mesmo elemento inovador.
Os materiais utilizados na construção das 'colmeias' são muito rígidos e após nove meses de funcionamento, as estruturas possuem o mesmo aspecto de quando foram instaladas.
Nosso objetivo é continuar desenvolvendo a marcenaria da 'colmeia' em elementos que informam e definem futuros espaços de aprendizagem. É importante criar ambientes de aprendizagem que são apropriados, divertidos e atrativos para as crianças.